terça-feira, 8 de dezembro de 2009

CHIC Chita

No fundo sempre gostamos do “cheguei" da chita. Aquele azulão, laranjão, amarelão.

Pois saiba que este produto surgiu na Índia e no Brasil existem amostras datadas de 1885, com estampas miúdas que imitavam o estilo inglês Liberty.
A chita é feita sobre uma base de algodão, o morim, e usa estampas florais muito coloridas, em cores chapadas, com predominância de uma em especial.
Tecido barato, antigamente estava ligado à população mais simples, trajes de moradores rurais, trajes de festas populares e na decoração de suas casas, em cortinas, toalhas de mesa e roupas de cama. Todas essas aplicações da chita foram tão marcantes, que ela faz parte do Patrimônio Cultural Brasileiro. Quando as inovações tecnológicas na área têxtil despertaram o desejo popular por outros tecidos, a chita perdeu mercado e muitos dos seus fabricantes desistiram dela.

Mas eis que a chita renasceu das cinzas. É sim!!! Tem muito estilista usando chita, faz um tempão, pra criar estilo e design. Chita é moda, é fashion e é chique, quem diria!!!! Já ganhou livro patrocinado por museu, Que Chita Bacana, de Renata Mellão, que reúne 3 anos de pesquisa sobre o assunto, e seu lançamento teve direito a exposição em várias cidades brasileiras. Até o famoso designer Philippe Starck já usou chita em uma das suas cadeiras, a Mademoiselle.

E você? Conta para nós que coisas você tem em casa feitas com a chita. Escreva.













4 comentários:

Susi disse...

Amo chita embora nao tenha absolutamente nada em casa,tai uma idéia,quero algo em chita.
Lindas imagens e sugestoes, parabéns pelo novo blog.
bj

Regiane Sabanai disse...

oi Susi. A chita é alegre, bonita e barata. Dá para fazer varias composições com tons neutros/lisos em almofadas, telas...
Coisas para sua casa ficar + linda ainda.

bjoo

Unknown disse...

Adoro chita e faço artesanato com ela. Ela é alegre, colorida e barata... Veja meu site: www.comchitabrazil.com.br
Lá tem fotos de tudo que faço com a chita!

Regiane Sabanai disse...

lindas peças Iris. A cúpula de abajour e espelhos eu AMEEEEI..as bolsas, agenda. Tudo. Belo trabalho. Bjoo

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails