segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Visite privée: Século XVIII

No coração da Picardia, regiao no norte da França, uma anciana fazenda de vinhedos acorda de um longo sono. Maravilhosamente restaurada por apaixonados por pedras antigas, ele encontrou o seu estilo de antigamente no ar dos tempos.

A partir do momento que a noite cai, as crianças da casa  se divertem acendendo todas as luzes e velas da casa.



O charme da casa se deve muito aos objetos, encontrados em brocantes, colocados en cena com uma sabia combinaçao.


Retiradas as divisoes, a sala encontra seu volume original. A sala conta com uma decoraçao tipica de casas burguesas da Picardia.


No andar de baixo, as janelas altas dao de um lado a um parque e do outro lado a um patio interior. Essa dulpa exposiçao aporta a sala uma luz que se reflete as paredes pintadas de branco, ligeiramente acizentados.


Na sala de jantar, o azul vivo dos pratos em faiança de Crell et Montereau dao um toque de cor.



Os castiçais em cristal enfeitam a lareira e lembram uma moda do século XIX. Sobre a comoda Louis XVI uma coleçao de objetos de ontem e de hoje.


Para proteger a parede detras do fogao alguns metros qudrados de ardosia.


Balas, massas e biscoitos encontraram seu lugar ideal nestes grandes frascos de vidro encontrados em brocantes e instalados em um buffet que a proprietaria pintou no mesmo tom cinza das paredes.


A proprietária teve êxito criando um ambiente ligeiramente antigo de uma cozinha campestre...mas sem renunciar ao conforto de hoje.


A grande escada com degraus de terra cozida e carvalho leva aos quatos situados ao andar superior. Ela acolhe toda uma coleçao de objectos antigos como lanternas para velas.


No quarto de hospedes, a proprietaria se divertiu pintando paineis sobre o fundo branco das paredes, dando destaque a um motivo de concha, totalmente dentro do estilo do seculo XVIII.


No quarto do casal, eles mesmos decaparem e pintaram as janelas em um azul acizentado combinando perfeitamente com a cor das paredes. A toile de Jouy veste uma cadeira, um par de almofadas e o quadro.


De humor retro, a sala de banho associa um lavabo de porcelana branca com formas arredondadas e a reedição de uma banheira ao antiga. Para proteger a parede da banheira ela foi revestida de pedra de Courville.


Para dar volume a este pequeno quarto, a proprietária escolheu listras verticais e cores claras que fazem destacar a bonita cor mel do piso em abeto, decapado, lavado e ligeiramente polido

Dicionario da Decoraçao

Faiança ou Faïance

A faiança é uma forma de cerâmica branca, que possui uma massa cerâmica menos rica em caulim do que a porcelana e é associada a argilas mais plásticas. São massas porosas de coloração branca ou marfim e precisam de posterior vitrificação.
Uma classificação usual da cerâmica branca baseia-se no teor em peso da água absorvida pelo corpo cerâmico: a faiança é um dos tipos mais porosos, apresentando absorção geralmente superior a 3%.
Os produtos de faiança são compostos de massas semelhantes ao grés (matérias-primas menos puras, podendo incluir rochas cerâmicas como granito, pegmatito e filito como fundentes, ao invés de feldspato puro), mas usualmente podem incorporar, diferentemente da composição do grés, fundentes carbonáticos, portadores dos minerais calcita e dolomita.

Brocante

Brocante é o comercio de objetos usados, geralmente de preços baixos. Tambem sao chamadas de brocante as botiques que vendem objetos usados e as feiras populares organizadas normalmente aos domingos ou feriados

Toile de Jouy

Toile de Jouy é a estampa comum em decoração, com paisagens campestres em tecidos de tramas rústicas. Em geral, em azul sobre cru.

Fotos Art & Decoration

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails