segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

MOMENTOS QUE BRILHAM DURAM PARA SEMPRE .








Como conservar jóias e bijuterias.

Um tema interessante e importante é a preservação de jóias e bijuteiras, assim como preservar seus móveis e acessórios de decoração.
Apesar da durabilidade e resistência, as jóias precisam de cuidados especiais, para ficarem bonitas por anos, sem riscos, manchas ou perder o brilho.

Quando for usar as jóias em ocasiões especiais, o ideal é deixar para colocar os acessórios por último. Faça primeiro a maquiagem, passe perfume e use produtos como spray de cabelos sempre antes. Isso porque os produtos químicos são inimigos das jóias e podem danificar as peças, principalmente as pérolas.

Prefira usar os relógios e as pulseiras no braço em que movimenta menos, isso diminui as chances de riscar e amassar as joias. Não se esqueça de tirar as jóias para tomar banho, entrar na piscina ou mar, praticar esporte ou fazer serviços domésticos. Cuidado com os anéis, as pedras podem lascar ou quebras se batidas.

No caso da prata, os cuidados devem ser ainda maiores. O indicado é tocá-las o mínimo possível, já que o óleo natural da nossa pele tira o brilho das joias e as deixa com uma aparência opaca.
As jóias devem ser guardadas individualmente, nunca em porta-jóias e todas juntas. Uma boa alternativa são os saquinhos de veludo, camurça ou flanela, que evitam que as peças se risquem devido ao contato de umas com as outras. Se puder, guarde suas joias nas caixas em que elas vieram.

Para limpeza, use uma escova de dentes macia, água e sabão neutro. Enxague com água limpa deixe secar em cima de um papel absorvente. Para finalizar, dê brilho com uma flanela nova. Evite as receitas caseiras para limpar joias, aquelas com creme dental, coca-cola, chás, álcool ou produtos para limpeza da casa. Para uma limpeza mais técnica, é necessário deixar a peça aos cuidados de joalheiros profissionais.

Dicas…
Prata:
Quando a prata fica preta e sem brilho, deixe a peça de molho em meia xícara de vinagre e duas colheres (das de sopa) de bicarbonato, por cerca de três horas. Depois esfregue as peças com uma toalha seca. Pronto! Sua prata ficará nova em folha.

Anéis de prata: O excesso de transpiração nas mãos faz com que os anéis de prata fiquem escuros e sem brilho. Para limpá-los, deixe-os de molho numa solução de meia xícara de vinagre e duas colheres de bicarbonato de sódio. Depois de duas horas, esfregue-os com toalha seca e macia. Já para que os anéis de prata voltem a ter um brilho mais vivo, experimente deixá-los por uma noite inteira dentro de um chumaço de algodão embebido em azeite. No dia seguinte, lave com bastante água. Pronto. Seu anel estará como novo.

Jóias de ouro: Coloque sementes de tomate numa vasilha com água e ponha suas peças de ouro. Após alguns minutos, enxague bem as peças e limpe com uma flanela seca. O resultado é muito bom. Você nem vai acreditar.

Pedras preciosas: Para que um anel de brilhante fique com mais vida, deixe-o de molho em água, sabão neutro e algumas gotas de amoníaco. Para dar mais brilho a qualquer pedra preciosa, o segredo é esfregar um pouco de pasta dental e depois enxaguar com bastante água. Seque com uma flanela.

Jóias de coral: Para reavivar o brilho e a cor das jóias de coral, deixe-as de molho por algum tempo em água salgada ou do mar. Acredite que esse simples truque vai dar muito resultado.

Pérolas: No caso das pérolas somente o uso freqüente é que evita a falta de brilho. Evite deixá-las por muito tempo guardadas. Mas, se isso não for possível, embrulhe o colar em papel de seda ou pano. Periodicamente limpe-o com um pano úmido e macio.

http://www.boasdicas.com.br/index.php

http://www.dicasdemulher.com.br/como-conservar-suas-joias/

http://www.vivara.com.br

http://www.hstern.com.br

http://www.juliookubo.com.br



5 comentários:

mollymell disse...

Otimo artigo Regiane. Esclarecedor e informativo. Nunca e demais aprender mais.
Abracos, e uma otima semana pra voces.

Luana Maciel disse...

Muito legal essas dicas. Tenho umas bijus que ja estão pretas. Gostei.

Larissa disse...

Muito legais as dicas! As vezes a gente cuida tão mal das nossas joias, né... Por falta de tempo ou de conhecimento mesmo. Adorei saber o melhor jeito de limpá-las, etc

Beijos

http://www.minhacasaminhacara.com.br,

Luana Maciel disse...

Não Cris, o meu filho chama João Gabriel e não Juan... Coloquei Juan só porque é em espanhol, foi uma brincadeira. =]

beijinhos.

Regiane Sabanai disse...

Obrigada amores.
Bjo e dias lindos!
R.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails