quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Como escolher as cores das paredes


A Fernanda do "How to live your life", uma amiga minha do tempo do colegial, me pediu para fazer um post falando de como escolher as cores das paredes dos ambientes da casa.

Elementos essenciais na decoração, as cores são frequentemente um quebra-cabeça. Se geralmente sabemos quais as tonalidades que gostamos, usa-las não é sempre fácil.
Eis aqui alguns conselhos gerais sobre as cores para não cometer errores!



Para abordar o tema de combinaçao das cores, é necessário em primeiro lugar conhecer o círculo cromatico ou roda de cores. É um círculo em que todas as cores são representadas. Podemos distinguir as três cores primárias: vermelho, azul e amarelo. Podemos tambem distinguir as cores secundárias: laranja, verde e roxo e as cores complementares.



Primeira coisa a saber: as cores primárias vão bem juntas. Isso permite a escolha do vermelho, amarelo e azul para o mesmo ambiente e estas cores sao particularmente apropriadas em um quarto de criança, porque as crianças distinguem melhor estas cores.


Por outro lado, você pode escolher as cores opostas no círculo cromático. O amarelo vai bem com violeta. O purpura vai bem com verde-claro. O laranja vai bem com o turquesa. Para a utilização de cores complementares, recomenda-se definir uma cor principal e adicionar alguns toques de sua cor complementar.


Como alternativa, podemos escolher tons quentes ou frios. Usando o vermelho como exemplo, ele combina com o amarelo e com o laranja porque sao todos cores quentes. Para os tons frios você pode escolher o verde e o azul, por exemplo.




O tom sobre tom ou os degrades são freqüentemente usadas se nao queremos errar. Basta apenas escolher as cores que estão do mesmo lado no círculo cromático, como azul celeste e azul marinho ou fúcsia e rosa pálido.


O preto e o branco vao bem com todos os tons de cinza. Eles são muito úteis para realçar uma cor.


Finalmente, note que é melhor não usar mais de três cores em um ambiente, geralmente dando predominância a uma delas e adicionando outros pequenos retoques.

fontes google e D&CO

Espero que voce tenha gostado Fernanda!

Beijos

4 comentários:

Fernanda Medeiros disse...

Oi Cris! Vou me lembrar das suas dicas ao colocar nas paredes!

Adorei o post e obrigada por atender a minha sugestão.

Bssssssssssssss
Fe

Borbulhas Literárias disse...

Genial azul royal com laranja. Amo.

Regiane Sabanai disse...

Muito bom este post Cris.

Bj
R.

Cristina Valluy disse...

Obrigada meninas!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails