sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

6 ideias para revestir a lareira

Ola gente linda,

Tudo pronto para o carnaval? Aqui quase nao se comemora e as pessoas trabalham normalmente todos os dias de carnaval. Eu estou de férias e vou aproveitar para colocar documentos e a casa em dia.

Sei que no Brasil sao poucas as casas que tem lareiras, mas mesmo assim vou mostrar para vocês 6 ideias para revestir-la. Essas imagens me passam um pouquinho de calor, necessario para estes dias tao frios...rs

1) Simplificar ao extremo

2) Prolongar o prazer

3) Centrar a lareira

4) Cercar com uma biblioteca

5) Integrar a reserva de lenha

6) Customisar a moldura
Como funciona uma lareira:


O bom funcionamento de uma lareira depende de técnica e certos cuidados, garantindo que a fumaça não invada a sala (foi isso que aconteceu aqui em casa) e nem haja perda de calor, o que requer um projeto e um dimensionamento adequados.

O aquecimento deve ser compatível com o tamanho do ambiente e número médio de pessoas que a freqüentam. Porém, a temperatura final é determinada pela quantidade de lenha queimada, além da correta condução e lançamento, pela chaminé, para o exterior dos gases liberados na combustão.



A estrutura de uma lareira é composta por três partes fundamentais: caixa ou câmara de fogo, coifa ou caixa de fumaça, e duto ou chaminé. Cada qual desempenha funções específicas, mas interdependentes entre si.

Na caixa de fogo, o elemento principal é a chamada boca (a abertura da lareira para o ambiente), cujas dimensões (altura e largura) devem estar de acordo com as medidas do local onde será instalada. Mais para dentro da caixa de fogo, onde se deposita a lenha, um outro segredo: a parede de fundo inclinada. Sua função é empurrar as ondas de calor rumo ao piso do ambiente. Assim, o ar aquecido, que é mais leve e tende a subir, faz aumentar a temperatura do ambiente.

Logo acima da caixa de fogo, vem a coifa, com formato semelhante a um funil de cabeça para baixo. Ela capta a fumaça, ao mesmo tempo que detém o ar frio que desce pela chaminé. Nessa etapa, é fundamental a garganta, uma abertura, regulável, cuja medida deve ser exatamente igual à área seccional do duto. Coifa e chaminé, em especial, garantem um funcionamento limpo do sistema, no que concerne à fumaça e à fuligem. A finalidade da garganta da coifa é conduzir a fumaça para fora e impedir que o ar frio desça pela chaminé e incida sobre o fogo, espalhando fumaça e cinzas, daí a importância de um bom dimensionamento.

A alvenaria substituiu os grandes blocos de pedra antigamente utilizados nas lareiras. Além da alternativa de se contratar um pedreiro para construí-la, há modelos pré-fabricados à venda na forma de kits e em medidas padronizadas.
Geralmente confeccionadas em aço galvanizado, pintado de preto, as lareiras pré-fabricadas são encontradas em duas versões: a tradicional, para ser revestida com alvenaria, e a de uso aparente. Nesse caso as paredes não são quebradas, bastando encostar o kit no canto escolhido e furar o teto para a passagem do duto.

Em termos de resultado, ambas se equiparam. A diferença é que a aparente, por não ser coberta pela alvenaria, esquenta e esfria com maior velocidade. Vale citar que o aço recebe tratamento para isolação térmica, com resinas e até camadas internas de lã de vidro, a fim de evitar que os usuários se queimem. Quanto às dimensões, o mercado acabou por estabelecer algumas medidas de referência, como a relação entre a boca da lareira e o ambiente. O mais usual é encontrá-las para ambientes a partir de 100m³, para as quais se recomendam bocas de largura de 70cm por altura de 60cm, até ambientes com mais de 400m³, com bocas de 130 por 85cm.



fonte LJM e E-Civil

Beijos no ♥

12 comentários:

REGIANE YUKI SABANAI disse...

Adoro lareiras...o fogo traz o aconchego do calor e acalma o olhar.
Aqui em casa temos aquecedores em todos os ambiente, mas bem que uma lareira do modelo 6 super contemporânea, ferro oxidado ficaria PERFEITA aqui!
Fica ligada no sorteio que vou fazer aqui no meu bloguinho bebê!

Bjins

Casa Très Chic disse...

Também sou fã de lareiras, tenho uma grande e vou fazer outra, já estou projetando.
Belas idéias, ótimas dicas.
Beijos e um ótimo carnaval prá você.
Tereza

Kellie Collis disse...

Lovely fireplaces! I like the second one. Have a wonderful day, Kellie xx

Deise Soares |arquiteta| disse...

oi cris!!!!
tudo bem?! saudades de passar por aqui!!!!
amei as lareiras! principalmente a ideia dA biblioteca!!!
bjos!!!!

Eva disse...

Oi Cristina, fiquei encantada com esse post, é meu sonho ter uma lareira em casa, e sempre tenho uma noção de como vai ser o nosso inverno, se o daí é rigoroso, e foi esse ano não é, então tenho que me preparar... adorei muito as idéias, obrigada, bjinho flor, tudo de bom!

C disse...

Sigo o seu blog e adoro!
Como a Cristina conhece bem a lingua francesa... se eu quero comprar um apartamento e o anuncio diz venda de apartamento cession bail... o que significa isto?
Abraço
C

Marjorie DAttilio disse...

Olá,

Gostaria de um contato do blog para possivel parceria.

marjorie.dattilio@gmail.com

Berê da Casa Dory disse...

adorei todas sou apaixonada por laleiras, bjus

Portugal Lux disse...

Bonjour.

Si vous aimez les chaussures faites à la main portugaise profiter de cette occasion pour vous inviter à visiter mon blog.

Salutations

Je vous remercie de votre attention.

Portugal Lux

Ioana-Carmen disse...

Hy doll! This is beautiful! Do you wanna follow each other on GFC? and like on facebook? Kisses from Romania!

FashionSpot.ro

Anônimo disse...

meu blog de decoração e moveis planejados.

http://wdesignerinteriores.blogspot.com.br/

PF disse...

Olá...lindas, sou fã de lareiras! ;D

http://fenixdesign-decoracao.blogspot.pt/

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails