sábado, 2 de outubro de 2010

FALANDO EM...



Uma bonita cortina deixa o ambiente mais agradável e aconchegante, participa na combinação de cores e é um acessório útil controlando a luminosidade do ambiente.
Também responsáveis pela proteção solar da casa. Com elas é obtido um melhor conforto térmico, além de proteger móveis, objetos decorativos, pisos e tapetes da ação nociva do sol.
Algumas dicas para você escolher a cortina ideal para ambientes como sala de estar e quartos (mais comumente usadas):
1- Deve se levar em conta três fatores: as cores, a luminosidade e o tecido.
2- Escolha cortinas de cores claras, por que elas dão a sensação de aumentar o tamanho do cômodo. Você pode escolher a cor de acordo com móveis ou tapete. Alguns enfeites como laços e bordados ajudam a deixar a cortina mais elegante.
3- Na hora de pensar em iluminação, deve-se levar em conta se o local onde ficará a cortina é um ambiente social, que há a circulação de moradores e visitantes, o ideal é escolher panos que proporcionem uma claridade mais acolhedora.
4- Após escolher a cor da cortina da sala e ter pensado na iluminação, chega a hora de pensar no tecido. Em ambientes íntimos, escolha algo que a agrade a você mesma e as outras pessoas que fazem o uso do cômodo.
5- As cortinas para sala de estar com panos grossos preservam a privacidade elas também pode criar um clima mais romântico. Se o uso for para a cozinha, escolha algo que seja fácil de lavar. E para sala de estar o ideal são cortinas que bloqueiam com eficiência a entrada de luz. Lembre-se que as cortinas servem também como um elemento de decoração.
6- Persianas em madeira, cortinas romanas, cortinas plissadas e rolos também são decorativos, porém se encaixam melhor em ambientes mais clean e modernos.
As cortinas devem seguir o estilo do ambiente, mas não obrigatoriamente combinar de forma óbvia. Muitas vezes, as misturas de referências antagônicas, de tecidos leves com rústicos são interessantes se bem elaboradas, produzindo um resultado inovador e cheio de estilo. Mas deve-se ter cuidado para fazer esse tipo de composição. Em resumo, não há uma regra, tudo depende da decoração, das funções a serem atendidas, do gosto da pessoa e de bom senso.
Já a motorização de cortinas e persianas é aconselhável quando há pé direito duplo, a janela for muito grande ou em lofts e também pode ocorrer integrada com a automação de mais itens da casa. As vantagens para quem contrata este serviço são: modernidade e conforto.
Não adianta ter cortinas lindas se elas estão sujas e mal cuidadas, por isso, o ideal é que uma manutenção seja feita de tempos em tempos. O ideal é passar de 15 em 15 dias aproximadamente o aspirador de pó com o bocal escova tanto nas cortinas como persianas e a cada seis meses aconselha-se levá-las a uma lavanderia especializada para evitar que fiquem encardidas. Tecidos sintéticos como voil e tergal são práticos de serem lavados em casa na máquina de lavar roupas na opção "delicado".
Vejam algumas belas referências...













6 comentários:

Ana Carla disse...

Meninas
Apesar das minhas alergias sou fã de cortinas. Adorei a seleção!
Bjos

Regiane Sabanai disse...

olá Ana Carla...obrigada e super lindo domingo para vc! :))

Deise Soares |arquiteta| disse...

Ola meninas!!! otimas dicas!!
cortinas sao sempre duvidas para quem quer decorar a casa!!!

bjos e otima semana!

Espaco Home disse...

Olá Regiane,

Amei as dicas. As cortinas dão um ar mais gracioso na casa né? Elas deixam o ambiente mais aconchegante. Como eu adoro a claridade sempre faço opções para cortinas bem leves e finas...

Beijos Simone

Carla Takahashi Basto disse...

gente tecido é tudo, né??!!! adorei!!!

Regiane Sabanai disse...

Oi Deise, Espaço Home e Carla...
Realmente, cortinas são um complemento bastante especial na decor. Fininhas, com voal ficam lindas bordadas com paetês retangulares pequenos, salpicados no tecido. Eu, quando morei no Japão tive uma cortina preta e costurei mini rosas artificiais e ficou linda...
Bjks
Re.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails