quinta-feira, 13 de maio de 2010

A LUZ DÁ O CLIMA.

Um bom projeto de iluminação começa com o layout dos móveis distribuídos na casa. Ele é quem define o local e o tipo de luminária a ser usada no ambiente.
Com o projeto na planta pode-se planejar os pontos de luz, tomadas e interruptores.
Abajures e luminárias de pé devem estar próximos a tomadas. Caso o projeto de iluminação não seja feito em conjunto, o que acontece geralmente são fios e cabos aparentes e possivelmente falta de interruptores necessários.
Deve-se fazer uma entrevista com os moradores e saber seu estilo de vida e quais os efeitos que a luz precisa ter, de acordo com seus desejos.

Pode-se trabalhar com quatro recursos importantes: luz geral, luz de destaque, luminárias decorativas e de piso. Cada ponto de luz com diferentes formas e intensidades, cria um efeito cenário.
Os circuitos podem ser ligados separadamente ou associado a outros.
Um projeto de light designer – profissional de luminotécnica- é imprescindível.
Atualmente usa-se dimerizadores (que aumenta ou diminui a intensidade da luz) e pode-se programar o acendimento automaticamente.
O uso de forro de gesso rebaixado é muito utilizado por arquitetos e decoradores, para embutir luminárias e distribuir os pontos de forma adequada.
Os pontos de luz no forro ou em sancas laterais servem para destacar quadros e obras de arte.
Luminárias de pé ajudam na leitura ou somente para destacar um cantinho especial.
Abajures são lindos e bacanas para quartos e salas em mesinhas laterais, com uma luz suave aos olhos.
Uma peça para compor a decoração e iluminação da casa são arandelas de parede. São indicadas para locais com pé-direito alto e devem ficar a 2,10 m do piso. Com essa altura, elas liberam as paredes.
Pendentes são perfeitos para a sala de jantar, sobre a mesa, oferecendo também iluminação geral ao ambiente.
Se o pé-direito (atura do piso ao teto) for baixo – cerca de 2,50m evite pendentes enormes que achatam o ambiente ainda mais.

Um bom projeto de luminotécnica atrai o olhar a objetos, modifica cores, destaca uma peça e conduz o olhar ao redor do ambiente, dirigindo nosso olho a detalhes.
A luz valoriza a arquitetura e torna o ambiente confortável e aconchegante.
Uma bela peça de iluminação pode servir também como decoração ao ambiente.
Importante lembrar que uma iluminação adequada pode até alterar o humor de uma pessoa, fazendo-a recordar momentos e liberar sensações.

Os especialistas planejam um projeto em quatro etapas.

" Passo 1: O primeiro tipo de iluminação é a arquitetônica, composta de spots embutidos no forro, distribuídos simetricamente pelo espaço, jogando luz de cima para baixo. Tais pontos devem ser discretos e sua função é uniformizar a luminosidade dos ambientes.

Passo 2: Em seguida vem a luz decorativa: lustres, pendentes, arandelas e plafons. São equipamentos visíveis, portanto devem dialogar com a decoração (por exemplo, se sua casa é neoclássica, lustres pendentes e arandelas do mesmo estilo serão mais adequados do que uma série de spots embutidos). Somados à iluminação arquitetônica em ambientes pequenos, esses recursos rendem uma luminosidade agradável. Entretanto, a luz ainda é geral, ou seja, não dá destaque aos quadros, objetos e a outros acessórios.

Passo 3: A próxima etapa são as luminárias portáteis – abajures e colunas –, aquelas que ficam sobre mesas laterais e piso. O cuidado é quanto ao ofuscamento. Verifique a altura das peças e a incidência da luz – nada deve ferir o olhar ou provocar um brilho intenso.

Passo 4: Por fim, é o momento de trazer a luz utilitária, também chamada de funcional. Trata-se da iluminação específica, usada em canto de estudo e trabalho, closet, espelho do banheiro, sobre a bancada da cozinha e para realçar obras de arte e vasos, entre outros destaques da decoração. É possível usar spots em forro de gesso próximos à paredes onde você quer realçar quadros. Para a área de serviço e a cozinha, as fluorescentes, donas de uma luz eficiente, embutidas em móveis são ideais. Já para valorizar prateleiras da estante, mangueiras luminosas são as peças mais indicadas".


Simplificando, a LUZ é importante para toda a beleza da casa. Precisamos tanto da natural quanto a artificial.
Seguindo orientação de um bom profissional, ou através de leituras específicas, crie sem cantinho gostoso para ler, relaxar, ou simplesmente sentir o calor que ela nos traz.

Aproveite sua LUZ!


http://www.puntoluce.com.br/site/
http://www.bertolucci.com.br/
http://www.bambhoo.com.br/
http://www.yamamura.com.br/ch/index.aspx
http://www.armazemdaluz.com.br/
http://www.benedixt.com.br/home.asp
http://www.decorlight.com.br/
http://www.desmobilia.com.br/
http://www.estiluz.com/modulos/index.php
http://www.lalampe.com.br/
http://lampartdesign.com/
http://www.spotcenter.com.br/
http://www.yeloarte.com.br/
http://www.wallamps.com.br/
http://www.tokstok.com.br/app
http://www.reka.com.br/

























5 comentários:

Daniela Riccelli disse...

Essa minha amiga entende mesmo do assunto...
Beijo Re...to amando ler !!

Regiane Sabanai disse...

Dani... Estive sem tempo com minhas viagens pela Europa e agora Argentina/Uruguai, mas tô voltando a postar váaarias dicas.

Obrigada pela leitura aqui.

Bjo.
Re.

Cristina Valluy disse...

Adorei o post Re, to querendo fazer eu mesma essa luminaria de Pontoluce....

Daniela Riccelli disse...

Amiga...quero mais posts...

Colombo Iluminação Decorativa disse...

Parabens muito bom, temos varios modelos de embutir confira no nosso site www.colomboiluminacao.com.br

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails